Blog da Parábola Editorial

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Luiz Paulo da Moita Lopes estudou no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde fez o doutorado em linguística aplicada na Universidade de Londres. É professor títular do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ e pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e atuou como...

Luiz Paulo da Moita Lopes estudou no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde fez o doutorado em linguística aplicada na Universidade de Londres. É professor títular do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da UFRJ e pesquisador do CNPq. Foi presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e atuou como representante de área de linguística no CNPq. Foi coordenador do GT-Linguística Aplicada da ANPOLL. Publicou os seguinte livros: Oficina de lingüística aplicada (1996, reimpresso até 2005); Identidades fragmentadas (2002); Identidades. Recortes multi e interdisciplinares(2002, organizado em colaboração com Liliana Cabral Bastos); e Discursos de identidades(2003). Tem artigos publicados em coletâneas e revistas científicas no Brasil, México, Estados Unidos e Inglaterra. Sua pesquisa atual focaliza os letramentos midiáticos e a construção das identidades sociais (www.letras.ufrj.br/salinguas).

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É doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. É coautora de livros didáticos e paradidáticos de língua portuguesa e de língua inglesa, dentre eles, os da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos da Editora Parábola e da Coleção para o Ensino Médio Vozes do...

É doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. É coautora de livros didáticos e paradidáticos de língua portuguesa e de língua inglesa, dentre eles, os da coleção Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos da Editora Parábola e da Coleção para o Ensino Médio Vozes do Mundo: literatura, língua e produção de texto da editora Saraiva, aprovado no PNLD- 2015. É autora de artigos sobre ensino e aprendizagem de gêneros textuais e sobre o trab alho docente. É membro do grupo de pesquisa ALTER-CNPq (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) e membro do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. É professora assistente doutora da UNESP de São José do Rio Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha Ensino e Aprendizagem de Línguas.

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Francisco Jardes Nobre de Araújo é Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Literatura e Formação do Leitor e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); professor efetivo da Seduc, lotado na Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora, em Quixadá (CE), onde leciona Língua...

Francisco Jardes Nobre de Araújo é Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); especialista em Literatura e Formação do Leitor e graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); professor efetivo da Seduc, lotado na Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora, em Quixadá (CE), onde leciona Língua Portuguesa; membro do Sociolin (Grupo de Estudos Sociolinguísticos, da Universidade Federal do Ceará); tem experiência em ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), tanto na rede pública, quanto na rede privada, e no ensino de disciplinas da área da Linguística (Fonética e Fonologia, Morfologia, Morfossintaxe, Sintaxe, Semântica, Latim, Filologia e Sociolinguística) tanto na graduação em Letras, quanto em cursos de Especialização em Língua Portuguesa; desenvolve pesquisas na área da Sociolinguística, com foco na variação linguística, especialmente de pronomes pessoais; também se interessa pela gramaticalização, tendo realizado pesquisas sobre o fenômeno em algumas formas linguísticas do português; tem curso de Língua Inglesa e conhecimento de algumas línguas indo-europeias (espanhol, italiano, francês, alemão, sueco, polonês), adquirido por autodidatismo. É escritor de prosa, com três livros publicados (com o nome Jards Nobre): "Curral de Pedras" [ABC Editora, 2009 - romance]; "Pássaros sem canção" [Corsário, 2013 - romance; Drago Editorial, 2017] e "Mata branca" [Cia. do eBook/Habemus Livros, 2017].

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Benedito Bezerra é graduado em Letras (1996) e especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o...

Benedito Bezerra é graduado em Letras (1996) e especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Integra, atualmente, o Conselho Gestor do PROFLETRAS. Tem desenvolvido pesquisas em Análise de Gêneros desde o mestrado, com ênfase em gêneros acadêmicos e digitais e na relação entre letramentos acadêmicos e gêneros. Além disso, tem se dedicado a estudar as teorias internacionais sobre gênero e sua recepção no Brasil.

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RENATO DENTE LUZ fez graduação (2000), mestrado (2002) e doutorado (2011) em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) e tem Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa pelo Prolibras/MEC (2010). Participou como pesquisador-colaborador da primeira edição do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da...

RENATO DENTE LUZ fez graduação (2000), mestrado (2002) e doutorado (2011) em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) e tem Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa pelo Prolibras/MEC (2010). Participou como pesquisador-colaborador da primeira edição do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Deit-Libras), de 2001, trabalhou como intérprete educacional de Libras/Português em educação inclusiva em diferentes escolas e como psicólogo escolar na escola bilíngue de surdos Instituto Santa Teresinha. Além disso, nos últimos dez anos, atuou como docente em cursos de pós-graduação, colaborou em pesquisas de campo pelo país na área do trabalho e da educação, assim como realizou apresentações orais ou por escrito de suas reflexões, seja em palestras, mini-cursos, congressos, artigos ou capítulos de livro, a maioria em torno de temas como saúde mental/psíquica, educação, família, linguagem, psicologia social, interdisciplinaridade, língua de sinais e surdez. É autor do livro em psicologia e surdez "Cenas surdas: os surdos terão lugar no coração do mundo?", publicado em 2013 pela Parábola Editorial. Atualmente trabalha em São Paulo como Psicólogo Clínico e como Supervisor Clínico de orientação psicanalítica em seu consultório particular, atua como Psicólogo Colaborador no Núcleo de Psicologia e Deficiência do Conselho Regional de Psicologia/SP e atua pontualmente como palestrante/formador.

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Professora da Faculdade de Letras da UFMG. Licenciada em letras, mestra e doutora em estudos linguísticos pela UFMG. Pós-doutorado em ciências cognitivas pela University of California e em educação pela University of Rhode Island, Kingston.

Alex Garcia da Cunha é natural de Patos de Minas, Minas Gerais. É graduado em Letras – língua portuguesa e inglesa – pelo UNIPAM, especialista em inglês pela UFMG, mestre em Linguística Aplicada pela UnB e doutor em Estudos Linguísticos – Linguística Aplicada – pela UFMG. Realizou pesquisa no Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da...

Alex Garcia da Cunha é natural de Patos de Minas, Minas Gerais. É graduado em Letras – língua portuguesa e inglesa – pelo UNIPAM, especialista em inglês pela UFMG, mestre em Linguística Aplicada pela UnB e doutor em Estudos Linguísticos – Linguística Aplicada – pela UFMG. Realizou pesquisa no Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade do Estado da Califórnia em Fullerton, Estados Unidos. Sua tese trata do coaching como abordagem de formação continuada de professores de línguas. Tem experiência como docente nos ensinos fundamental, médio, superior e na formação continuada de professores. 

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Larissa Fonseca é pedagoga pela USP, pós-graduada em educação infantil, psicopedagoga, psicomotricista, especialista no universo do brincar pelo Centro de Estudos Filosófcos Palas Athena, em psicanálise e educação pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua na área da educação há quinze anos, ministrando cursos e palestras para pais e educadores,...

Larissa Fonseca é pedagoga pela USP, pós-graduada em educação infantil, psicopedagoga, psicomotricista, especialista no universo do brincar pelo Centro de Estudos Filosófcos Palas Athena, em psicanálise e educação pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua na área da educação há quinze anos, ministrando cursos e palestras para pais e educadores, participando de diversos eventos e congressos na área de educação, atendendo escolas e instituições de ensino infantil, fundamental e bilíngues como assessora pedagógica, além de contribuir com diversas mídias (Tv, rádio, revistas, jornais e internet).
Atende mães e pais desde a gravidez, acompanhando-os, assessorando-os e orientando-os sobre educação, desenvolvimento e comportamento infantil

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Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Nove de julho (UNINOVE).
Vinícius Pires Pinheiro é graduado em Língua Francesa pela Universidade de São Paulo (USP) e se forma, este ano, em Gestão de Negócios e Inovação pela FATEC- SEBRAE. Trabalhou por 7 anos no departamento comercial da Livraria Saraiva, na aquisição e composição de acervo das lojas físicas e do site. Atualmente, trabalha no varejo farmacêutico.
Professora titular de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e atual chefe deste departamento de ensino. Mestre e doutora em letras vernáculas — língua portuguesa pela UFRJ, com estágio de pós-doutoramento na Universidade Aberta — Portugal. Pesquisadora do CNPq e editora-chefe da Gragoatá. Coordenadora...
Professora titular de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e atual chefe deste departamento de ensino. Mestre e doutora em letras vernáculas — língua portuguesa pela UFRJ, com estágio de pós-doutoramento na Universidade Aberta — Portugal. Pesquisadora do CNPq e editora-chefe da Gragoatá. Coordenadora nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Co-organizadora de Linguística centrada no uso — teoria e método, com Ivo do Rosário, e Adverbiais — aspectos gramaticais e pressões discursivas, com Maria Maura Cezario. Autora de diversos artigos e capítulos sobre a abordagem funcional da morfossintaxe do português.
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Ana Elisa Ribeiro é professora há mais de vinte anos. Há mais de quinze, depois de várias e variadas experiências na educação privada e no setor editorial, atua na educação pública federal, dando aulas do ensino médio ao doutorado, como professora titular do CEFET-MG. É mãe de um estudante de Psicologia e vive em Belo Horizonte. É pesquisadora...

Ana Elisa Ribeiro é professora há mais de vinte anos. Há mais de quinze, depois de várias e variadas experiências na educação privada e no setor editorial, atua na educação pública federal, dando aulas do ensino médio ao doutorado, como professora titular do CEFET-MG. É mãe de um estudante de Psicologia e vive em Belo Horizonte. É pesquisadora da linguagem e das tecnologias desde o curso de graduação em Letras na UFMG, nos anos 1990. Tem lido e escrito bastante, além de compartilhar muitas referências e conhecimentos com colegas e estudantes.

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É graduado em letras português/ inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutor em linguística pela University of Salford (1982). Fez pós-doutorado em linguística na University of California (1995-96). É professor titular (aposentado) da Universidade...

É graduado em letras português/ inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutor em linguística pela University of Salford (1982). Fez pós-doutorado em linguística na University of California (1995-96). É professor titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Bakhtin, discurso, dialogismo, ensino de português e linguística.

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MARCOS MARCIONILO é formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde seguiu um mestrado em filosofia contemporânea com estudos sobre a filosofia de Michel Foucault. Desde 2001, é sócio-editor da Parábola Editorial.

Stella Maris Bortoni-Ricardo é formada em letras português e inglês pela Universidade Católica de Goiás (1968), tendo cursado o primeiro ano no Lake Erie College, em Ohio, USA; tem mestrado em linguística pela Universidade de Brasília (1977) e doutorado em linguística pela Universidade de Lancaster (1983). Fez estágio de pós-doutorado na...

Stella Maris Bortoni-Ricardo é formada em letras português e inglês pela Universidade Católica de Goiás (1968), tendo cursado o primeiro ano no Lake Erie College, em Ohio, USA; tem mestrado em linguística pela Universidade de Brasília (1977) e doutorado em linguística pela Universidade de Lancaster (1983). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia (1990). Foi bolsista Fulbright na Universidade do Texas em Austin (1978-9). É professora titular emérita de linguística da UnB. Atualmente atua como docente e pesquisadora na Faculdade de Educação daquela universidade e como orientadora no doutorado em linguística. Tem experiência na área de sociolinguística, com ênfase em educação e linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação em língua materna, letramento, alfabetização e etnografia de sala de aula. Autora de diversas obras pela Parábola Editorial.

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Docente do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Mestre em Estudo de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte, Brasil.

Irandé Antunes é graduada em línguas neolatinas pela Universidade Federal do Ceará, fez especialização em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e é doutora em linguística pela Universidade de Lisboa. Leciona na Universidade Estadual do Ceará e atua como especialista em língua portuguesa junto ao Ministério da Educação e à...

Irandé Antunes é graduada em línguas neolatinas pela Universidade Federal do Ceará, fez especialização em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e é doutora em linguística pela Universidade de Lisboa. Leciona na Universidade Estadual do Ceará e atua como especialista em língua portuguesa junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação de Pernambuco. É autora de Aspectos da coesão do texto; Aula de português - encontro e interação; Lutar com palavras: coesão & coerência; Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminhoLíngua texto e ensino - outra escola possívelTerritório das palavras.

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Marcos Bagno é professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador associado do Instituto da Língua Galega, da Universidade de Santiago de Compostela. Escritor, poeta e tradutor, se dedica à pesquisa e à ação no campo da educação linguística, com interesse particular no impacto da sociolinguística sobre o ensino. Colabora em diversos...

Marcos Bagno é professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador associado do Instituto da Língua Galega, da Universidade de Santiago de Compostela. Escritor, poeta e tradutor, se dedica à pesquisa e à ação no campo da educação linguística, com interesse particular no impacto da sociolinguística sobre o ensino. Colabora em diversos meios de comunicação; é constantemente convidado a fazer conferências e a ministrar cursos no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, na Espanha, na Itália, Colômbia e México. Tem diversos livros publicados, entre os quais se destacam A língua de Eulália – novela sociolinguística; Preconceito linguístico. – o que é, como se faz; Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa; Língua materna – letramento, variação e ensino; A norma oculta – língua & poder na sociedade brasileira;Nada na língua é por acaso – por uma pedagogia da variação linguística; Não é errado falar assim – em defesa do português brasileiro;Gramática pedagógica do português brasileiro; Gramática de bolso do português brasileiro.

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Thi Zilio é especialista e mestrando em Língua Portuguesa pela PUC SP. Foi bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies, em Tessalônica e na University of Crete, em Creta.
Atua como docente há dez anos no Ensino Fundamental II e Médio, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual. Além dessas...

Thi Zilio é especialista e mestrando em Língua Portuguesa pela PUC SP. Foi bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies, em Tessalônica e na University of Crete, em Creta.
Atua como docente há dez anos no Ensino Fundamental II e Médio, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual. Além dessas disciplinas, também lecionou Língua e Cultura Grega no extinto Instituto Educacional Ateniense, em São Paulo.
Desde a graduação, dedica-se à pesquisa de temas relacionados a língua, literatura e cultura grega e afro-brasileira.

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