Blog da Parábola Editorial

Mais do que uma bonita capa: uma análise dos títulos mais bem vendidos

Mais do que uma bonita capa: uma análise dos títulos mais bem vendidos

Como compor um acervo de qualidade para pequenas e médias livrarias?

 

Entrevistamos Vinícius Pires Pinheiro, ex-comprador da Saraiva, hoje a maior rede de livrarias do Brasil, com objetivo de ajudar os pequenos e médios livreiros a saber escolher e montar um acervo de qualidade.

 

Como compor o acervo de uma livraria?

VPP: O processo de composição do acervo de uma livraria se baseia, principalmente, nos seguintes critérios: histórico de vendas do autor e da editora, temática do livro e condições comerciais que sejam vantajosas para a livraria.

 

Na sua opinião, o que faz com que os títulos mais vendidos sejam tão populares?

VPP: Os livros mais vendidos atingem essa posição por diversos fatores: parceria comercial entre livraria e editora, que resulta em uma venda expressiva; publicação de uma resenha favorável sobre a obra em revistas semanais; indicação do livro em redes sociais por "celebridades" e outras possibilidades.

 

Em meio a tantas publicações na área de língua portuguesa, que critérios você utilizava para escolher um em detrimento de outro?

VPP: No segmento de língua portuguesa, o processo de escolha de lançamentos se baseia em dois critérios: alcance da temática/assunto do livro (obras mais abrangentes, que atinjam boa parte do público consumidor, possuem vantagem na aquisição em relação a livros com assuntos bem específicos) e a relevância do autor (autores consagrados neste segmento como Evanildo Bechara, Marcos Bagno, José Luiz Fiorin, entre outros, costumam ter maior destaque nas lojas).

 

Você pode nos descrever qual o processo de seleção que as grandes redes de lojas varejistas fazem na área de língua portuguesa para compor o acervo da livraria?

VPP: Para a composição do acervo, além dos critérios citados, a livraria considera o histórico de vendas de cada livro. Obras que mantêm vendas constantes certamente serão adquiridas para a composição do acervo.

 

Em meio à crise política e financeira atual, muitas lojas tiveram que readequar seus acervos e estoques. Dentro desse novo cenário, como fica o espaço para o livro universitário, mais especificamente, o livro de linguística e língua portuguesa?

VPP: O atual cenário político-econômico brasileiro, sem dúvida, afeta as livrarias. Com a necessidade de atingir a meta de venda em um cenário desfavorável, as livrarias valorizarão a aquisição e exposição dos livros mais vendidos em geral para composição do acervo. Sendo assim, não há dúvidas de que haverá a diminuição de exposição de livros de linguística e língua portuguesa, pois essas áreas não possuem obras entre os livros mais vendidos.

Para editoras deste segmento não perderem vendas, é fundamental aproveitar as sazonalidades – volta às aulas, que ocorrem em fevereiro e agosto – para oferecer condições comerciais que convençam as livrarias a apostar em seu catálogo.

 

E você teria alguma dica para dar ao pequeno livreiro para seu processo de escolha de livros de língua portuguesa e linguística?

VPP: Minha sugestão aos pequenos livreiros é que, de forma alguma, deixem faltar as obras consagradas em sua livraria e que ofereçam a maior variedade possível de livros de linguística e língua portuguesa. Tenho convicção de que há um público leitor que sente falta de um acervo mais qualificado.

Com este texto, esperamos ajudar pequenos e médios livreiros a se nortearem durante o processo de aquisição de títulos para a composição de seu acervo.

 

O português brasileiro está na moda
Coesão e coerência são sempre bem-vindas: passos p...

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Domingo, 21 Julho 2019
Se você quer se registrar, por favor preencha os campos de nome de usuário, senha e nome.
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search