

O que é variação linguística?
Como o nome já sugere, a variação linguística trata as mudanças da língua dentro do seu próprio sistema. A língua não é fixa, invariante, ela varia no decorrer de sua história, de sua localização social e cultural. Mesmo conhecer a “nomenclatura”, alguma vez na vida você já se deparou com variação, seja conversando com alguém, assistindo a programas de TV ou lendo textos regionais.
No nosso país, é bem fácil notar a variação linguísitca, quando, por exemplo, comparamos o português falado no Sul com aquele que é falado nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste...
Exemplos de variação linguística
Variação linguística histórica: como a língua é dinâmica, é comum que ao longo do tempo ela sofra variação e deixe de usar e ou incorpore algumas palavras:
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
Carlos Drummond de Andrade
Variação linguística geográfica ou regional: essa variação ocorre quando a mesma língua é falada de forma diferente, de acordo com a localidade do falante:
Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.
Dicas de leitura sobre variação linguística
Todos esses e muitos outros livros você encontra na Editora Parábola.
Entendeu melhor o que são as variantes da nossa língua? Se ficou com dúvida deixe seu comentários.
Home Page | Facebook | Instagram | Twitter
WhatsApp (11) 5061.9262 / (11) 9 8763.3590