Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Revisão profissional: um caminho para o graduado em Letras

caqpablo_20240628-202217_1

A profissão de professor e professora não é a única possibilidade para a pessoa formada em Letras.

É possível atuar em muitas frentes, e um dos caminhos para quem se gradua na área é o da revisão de textos. Mas basta saber gramática para se tornar um revisor ou uma revisora?

Não. A revisão profissional exige uma visão multimodal e linguisticamente informada, uma vez que cada texto tem sua peculiaridade e especificidade, indo muito além de questões de ortografia, gramática e pontuação. Entender onde o texto circulará e qual é o seu gênero vai além da gramática. É claro que ela é importante, mas não é o único critério para uma boa revisão.

É buscando a reflexão sobre isso que apresentamos o primeiro volume da coleção "Questões Contemporâneas de Edição, Preparação e Revisão Textual": Em busca do texto perfeito, de Ana Elisa Ribeiro. 

Sabemos que existe pouco material voltado à formação de revisores, para além dos manuais e das obras de consulta. Considerando as novas tecnologias e os gêneros discursivos diversos em circulação, os revisores e as revisoras têm muito campo de atuação. Nesse caso, nosso lançamento se torna um instrumento de formação para a área de Letras, contribuindo para profissionalizar as pessoas que querem editar e revisar textos.

Em busca do texto perfeito não é um manual. É, sim, um material que mostra como o processo de revisão acontece, que discussões ele envolve, trazendo o revisor e a revisora para o universo flexível e diverso dos textos. A obra procura responder a alguns questionamentos de quem pretende atuar como revisor ou revisora:

  1. Basta saber gramática para ser revisora ou revisor?
  2. Como esse profissional atua?
  3. O que é um preparador?
  4. O que é um editor?
  5. Até onde cada um deles vai ou deve ir ao intervir em um texto?
  6. Que espaço há para dialogar com autores e editores?

Que especificidades há em revisar certos gêneros de texto, como os literários, por exemplo?

Esperamos chegar a um público ávido por conhecimentos na área de Letras que são menos óbvios, mas estão aí, ampliando nossas possibilidades e conhecimentos, além de expandir nosso campo de atuação.

 

Ortografia, história e ensino
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Domingo, 14 Julho 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search