Blog da Parábola Editorial

Formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Nove de julho (UNINOVE).

Linguística na sala de aula

Linguística na sala de aula

Cinco livros de Carlos Alberto Faraco que todo professor de Letras deveria ter

 

A linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. O profissional linguista se dedica ao estudo das línguas e suas dimensões, assim como: sua estrutura, a maneira como a utilizamos, sua história e suas relações com as sociedades. 

Carlos Alberto Faraco é um linguista brasileiro, professor de língua portuguesa da Universidade Federal do Paraná, da qual foi reitor no período 1990-1994. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em linguística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Bakhtin, discurso, dialogismo, história do pensamento linguístico, linguística e ensino de português.

Suas obras são adotadas em diversas faculdades de Letras. Veja uma relação de cinco livros do autor que todo professor de linguística deveria ter:

2709 Acessos
0 comentários

A importância de trabalhar literatura nas escolas

A importância de trabalhar literatura nas escolas

Veja uma lista de livros imperdíveis para trabalhar literatura na sala de aula.

É por meio da literatura que os alunos desenvolvem a imaginação, o hábito de leitura, o pensamento crítico e suas emoções. E mesmo sabendo que o ensino de literatura não está tão presente nas escolas como deveria, o cuidado para não tornar essa disciplina tão importante monótona deve ser tomado.

Para isso, listamos aqui quatro livros imperdíveis que lhe ajudarão a trabalhar o ensino de literatura e a prática da crítica literária em sala de aula.

4303 Acessos
0 comentários

Está na faculdade de Letras?

Está na faculdade de Letras?

Cinco livros de cabeceira para quem é estudante de Letras

Presente nas universidades brasileiras,  Letras é uma graduação para quem gosta muito de ler e escrever. Com duração de aproximadamente 4 a 5 anos para os cursos presenciais, a graduação – que geralmente é divida em bacharelado e licenciatura – prepara o estudante para atuar como professor na sala de aula dos ensinos fundamental e médio.

 

Ser professor, porém, não é a única opção de carreira dos estudantes do curso de Letras: também é possível trabalhar como editor, revisor, copidesque, intérprete, tradutor, redator ou escritor.

3743 Acessos
0 comentários

Você se interessa por linguística?

Você se interessa por linguística?

10 livros sobre linguística para você ficar craque no assunto

O que é linguística?

É a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana em seus aspectos fonético, morfológico, sintático, semântico, social e psicológico O profissional linguista, portanto, é um cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem.

Alguns dos campos de estudo da linguística são:

Linguística AntropológicaLinguística AplicadaLinguística ComparadaLinguística DescritivaLinguística DiacrônicaLinguística EducacionalLinguística EstruturalLinguística GeralLinguística GerativaLinguística HistóricaLinguística NeurológicaLinguística QuantitativaLinguística Sincrônica
11040 Acessos
0 comentários

A origem da língua portuguesa

A origem da língua portuguesa

Os livros que explicam a origem do português brasileiro

 

Quando os portugueses desembarcaram por aqui, em 1500, existiam no Brasil centenas de povos indígenas que falavam também centenas de línguas diferentes. Com a influência das línguas indígenas e africanas, a língua portuguesa foi se enriquecendo.

 

Hoje, falada por aproximadamente 250 milhões de pessoas, a língua portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo, ficando atrás dos idiomas: 1º mandarim, 2º espanhol, 3º inglês, 4º hindu, 5º árabe.No Brasil falamos o português brasileiro, termo utilizado para classificar a variedade da língua portuguesa falada pelos mais de 200 milhões de brasileiros dentro e fora do Brasil. Portanto o português brasileiro é a variante da língua portuguesa mais falada, escrita e estudada no mundo.

 Na Parábola Editorial temos vários títulos que tratam do português brasileiro e suas origens, confira nossa seleção:

4318 Acessos
0 comentários

5 livros infantojuvenis para incentivar seu filho adolescente a ler mais

5 livros infantojuvenis para incentivar seu filho adolescente a ler mais

Separamos alguns livros infantojuvenis de nosso catálogo para

incentivar a leitura entre os adolescentes

 

Com tantos aplicativos, jogos e redes sociais sendo lançados a todo o momento, ler uma matéria no Publishnews e saber que o número de leitores no Brasil aumentou e que o número de leitores adolescentes – fãs de livros infantojuvenis –, também cresceu é animador.

 

Continuar lendo
4413 Acessos
0 comentários

Os 7 livros que todo professor de português procura

Os 7 livros que todo professor de português procura
Se você é professor de português, não deixe de conhecer estes títulos

 

Todos os professores têm aquele seu livro preferido, muitos até têm dificuldade em escolher dentre tantos. Mesmo na era dos blogs e conteúdos digitais, nada é tão prazeroso do que um belo livro nas mãos. Para o professor de português, propagar o conhecimento da disciplina na sala de aula é algo de suma importância. E ter/promover fácil acesso a livros que garantam boa leitura e base sólida para o aprendizado é ainda mais importante.

 

De acordo com os dados das vendas da editora e também de acordo com a fonte: site da revista Nova Escola, selecionamos os 7 títulos da Parábola Editorial mais procurados pelos professores de língua materna (língua portuguesa):

 

Continuar lendo
12892 Acessos
0 comentários

Pais procurando literatura infantojuvenil de qualidade?

Pais procurando literatura infantojuvenil de qualidade?
Conheça 6 livros de destaque em nosso catálogo de literatura infantojuvenil

 

Quando lemos, buscamos nas páginas dos livros algo que nos prenda, algo que nos faça imaginar, fantasiar, sorrir e chorar. Buscamos um universo único; e para cada um de nós, esse universo é diferente. Para os pais que procuram uma literatura infantojuvenil de qualidade, é necessário ter essa sensibilidade e saber que a qualidade de uma obra vai muito além de seu conteúdo. É preciso ampliar o repertório e deixar de escolher o óbvio quando se entra em uma livraria.

 

O selo infantojuvenil Pá de Palavra foi criado para oferecer livros que sejam capazes de desenvolver o pequeno leitor. Não há nada mais apaixonante que o vasto território da infância, adolescência e da primeira juventude, com suas continuidades e rupturas.

 

Continuar lendo
2614 Acessos
0 comentários

O mercado editorial para formação em Letras

O mercado editorial para formação em Letras
Veja os 10 livros da Parábola Editorial mais adotados nos cursos de Linguística e Letras de grandes universidades

 

Há quem escolha ler por hobby, outros escolhem ler por profissão. Alguns dos cursos mais procurados por quem gosta de ler são os de Linguística e Letras (Língua e/ou Literatura), além de Educação, Pedagogia e áreas afins. A carga de leitura desses cursos é alta, e as bibliografias indicadas pelos professores são de extrema importância para o devido acompanhamento das aulas e para um bom rendimento nos cursos escolhidos.

 

Não é nenhuma novidade que cada universidade tem seu plano de ensino, sua metodologia e seus “livros obrigatórios”. Em consonância com a instituição de ensino em que leciona, cada professor(a) apresenta uma ementa para sua disciplina, e lá constam os livros a serem utilizados durante o semestre.

 

Continuar lendo
3558 Acessos
0 comentários
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search