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Os 7 livros que todo professor de português procura

Os 7 livros que todo professor de português procura

Se você é professor de português, não deixe de conhecer estes títulos

 

Todos os professores têm aquele seu livro preferido, muitos até têm dificuldade em escolher dentre tantos. Mesmo na era dos blogs e conteúdos digitais, nada é tão prazeroso do que um belo livro nas mãos. Para o professor de português, propagar o conhecimento da disciplina na sala de aula é algo de suma importância. E ter/promover fácil acesso a livros que garantam boa leitura e base sólida para o aprendizado é ainda mais importante.

 

De acordo com os dados das vendas da editora e também de acordo com a fonte: site da revista Nova Escola, selecionamos os 7 títulos da Parábola Editorial mais procurados pelos professores de língua materna (língua portuguesa):

 

1. Preconceito linguístico Marcos Bagno

A nova edição de Preconceito linguístico, revista, ampliada e atualizada, esclarece pontos ambíguos e nebulosos das propostas teóricas e políticas implicadas na versão publicada em 1999. Além disso, agrega importante material resultante da extensa pesquisa de Marcos Bagno voltada contra o preconceito linguístico e em favor de uma educação em língua materna mais democrática e coerente com o estado atual das ciências da linguagem e da educação.

 

2. Aula de português: encontro e interação Irandé Antunes

Conjunto bem articulado de respostas, que se desdobram em várias outras perguntas, que só podem ser respondidas por pessoas movidas pelo amor e a investigação, provocadas pelo desejo de descobrir seus próprios caminhos, sempre conscientes de que a ciência não é a busca de uma “verdade” a ser descoberta, e sim a construção de pontes, sempre provisórias, capazes de ajudar a gente a mover sobre as areias movediças do mistério. Irandé Antunes concentra sua atenção em três grandes áreas críticas da educação linguística: a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua.

 

3. Multiletramentos na escola Roxane Rojo e Eduardo Moura [org.]

Hoje, qualquer um edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas, adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás...

 

E como ficam nisso tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação. São requeridas novas práticas de produção, de análise...

 

Embora seja mais cômodo, é inadmissível ignorar as novas linguagens proliferadas no mundo contemporâneo e as necessidades de um letramento crítico que o mundo pede aos alunos. Se, até meados do século XX, as práticas de letramento fundamentadas no uso da tecnologia da escrita atendiam às demandas postas à educação escolar, a partir do surgimento das tecnologias digitais, não mais. Novos desafios são postos à escola.

 

Diante de mudanças tão repentinas e intensas, o professor de português não familiarizado com tais modificações, afeito à boa e “velha” mídia impressa e à tecnologia da escrita, indaga: que enfoque adotar na formação para a linguagem?

 

Devemos ver nossos alunos como sujeitos protagonistas na construção de conhecimentos significativos e reconhecer o lugar dos jovens como produtores e consumidores de bens culturais em novas mídias, entendendo que as culturas juvenis constroem, a partir de práticas letradas específicas, redes sociais. São as redes que permitirão a esses jovens tornarem-se agentes culturais ativos nas diversas culturas locais e globais.

 

4. Gramática pedagógica do português brasileiro Marcos Bagno

Essa obra pretende contribuir para a formação docente, para que o professor de português e os de outras disciplinas conheçam mais profundamente e com melhores bases teóricas o seu objeto de trabalho, o português brasileiro.

 

5. Gêneros textuais & ensino Ângela Paiva Dionisio, Anna Rachel Machado e Mª Auxiliadora Bezerra

Essa obra, única entre nós na especialidade, dá a conhecer como se constituem e funcionam os gêneros textuais. Colabora de maneira substantiva com a última geração de manuais de ensino na perspectiva textual-discursiva, que concebe a língua como atividade interativa de caráter social, histórico e cognitivo.

 

6. História sociopolítica da língua portuguesa Carlos Alberto Faraco

Que circunstâncias históricas favoreceram a sucessiva expansão da língua portuguesa e que consequências sociopolíticas advieram delas? Como essa língua se tornou objeto de discursos (proféticos, inclusive) e que narrativas a vêm acompanhando ao longo de sua história? Esse livro revisita aspectos da história das sociedades em que a língua portuguesa está presente hegemonicamente como língua primeira de sua população, ou primordialmente como língua segunda. Além disso, busca entender as bases dos discursos contemporâneos sobre a língua portuguesa, em especial os que ocorrem subsumidos sob o termo “lusofonia”.

 

7. Produção textual na universidade Désirée Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges

Esse livro adota a abordagem sociointeracionista do letramento científico e se concentra no desenvolvimento de competências escritas do aluno para interagir com o mundo na posição de escritor e leitor de textos científicos. Sua pedagogia está focada no uso da linguagem para determinada "ação acadêmica" de avaliar, relatar ou descrever informações e dados gerados em pesquisa, para influenciar o leitor e, consequentemente, a prática acadêmica subsequente de pesquisa e de publicação em nível científico-acadêmico.

 

Para quem quiser consultar a lista completa, segue a referência:

Nova Escola

 

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