Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Francisco Eduardo Vieira é professor do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, onde orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado em Historiografia da Linguística e Linguística Aplicada. É líder do grupo de pesquisa “HGEL – Historiografia,...

Francisco Eduardo Vieira é professor do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, onde orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado em Historiografia da Linguística e Linguística Aplicada. É líder do grupo de pesquisa “HGEL – Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas” (UFPB/CNPq). Suas obras pela Parábola Editorial são:

▪ Escrever na universidade 1 – Fundamentos, em coautoria com Carlos Alberto Faraco (2019);

▪ A gramática tradicional: história crítica (2018);

▪ Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores – coletânea organizada com Carlos Alberto Faraco (2016).

Mais

José Ribamar Batista Júnior

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui Graduação em Letras-Português (UFPI/2001), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2007). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Atualmente, é...

José Ribamar Batista Júnior

Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui Graduação em Letras-Português (UFPI/2001), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA/2007). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Atualmente, é professor do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí e coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT). Dedica-se a estudos nas áreas dos Novos Estudos do Letramento e da Análise de Discurso Crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino de Língua Portuguesa, Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Mais

Mauricio Ernica é professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Cientista Social (USP, Unicamp), doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP, Universidade de Genebra), realiza pesquisas sobre educação e desigualdades.

Regina Celi Mendes Pereira é doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2005) e docente permanente no PROLING/UFPB. É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, líder do GELIT, coordenadora do ATA, membro do grupo Análise da linguagem, trabalho e suas relações (ALTER) da Universidade de São Paulo (USP), editora da...

Regina Celi Mendes Pereira é doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2005) e docente permanente no PROLING/UFPB. É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, líder do GELIT, coordenadora do ATA, membro do grupo Análise da linguagem, trabalho e suas relações (ALTER) da Universidade de São Paulo (USP), editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sub-sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura.

Mais

Luciano Amaral Oliveira é graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestre em letras e linguística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutor em letras e linguística pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente...

Luciano Amaral Oliveira é graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestre em letras e linguística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutor em letras e linguística pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professor adjunto de língua portuguesa da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente nas seguintes áreas: leitura e produção textual, análise do discurso textualmente orientada, ensino de língua portuguesa e semântica.

Mais

Doutorando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), em cotutela na Universidade de Santiago de Compostela (USC), com bolsa pelo Programa Capes/PrInt. Tem mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também se graduou em Letras/Português. É professor do Instituto Federal do...

Doutorando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), em cotutela na Universidade de Santiago de Compostela (USC), com bolsa pelo Programa Capes/PrInt. Tem mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também se graduou em Letras/Português. É professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória, há 10 anos, onde atua em disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Língua Espanhola.

Mais

Doutor em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014), mestre em Estudos Linguísticos UFMG (1999) e graduado em Letras pela UFMG (1992). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Coordenador de Área no PIBID/Letras-Português. Tem...

Doutor em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014), mestre em Estudos Linguísticos UFMG (1999) e graduado em Letras pela UFMG (1992). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Coordenador de Área no PIBID/Letras-Português. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino-aprendizagem, avaliação escolar, leitura e habilidades. Organizou o livro "O Texto na Aula de Língua: o que ensinamos e como avaliamos" (2013), pela editora Pontes. Publicou o livro "Produzir Textos na Educação Básica: o que saber, como fazer" (2015), em coautoria com o Prof. Dr. Celso Ferrarezi Jr., pela editora Parábola.

Mais

Sérgio Augusto Freire de Souza é graduado em Letras, Língua Inglesa, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento e de...

Sérgio Augusto Freire de Souza é graduado em Letras, Língua Inglesa, concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas em 1998 e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 2005. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, onde exerceu os cargos de Chefe de Departamento e de vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Foi Subsecretário de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus de 2005 a 2007, quando coordenou a implantação do Centro Municipal de Educação Especial e o Processo Seletivo para Escolhas de Diretores - PROSED. Atua na área de linguística, com ênfase em ensino de línguas e análise de discurso. É líder do Grupo de Pesquisas Discurso e Práticas Sociais e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. 

Mais

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Graduou-se em Letras (Português e Inglês) pela PUC-MG e em Direito pela UFMG, fez mestrado em Inglês pela UFMG, doutorado em Linguística e Filologia pela UFRJ e pós-doutorado pela PUC-MG. Atualmente é professora titular da UFMG e pesquisadora nível 1 do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase...

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva Graduou-se em Letras (Português e Inglês) pela PUC-MG e em Direito pela UFMG, fez mestrado em Inglês pela UFMG, doutorado em Linguística e Filologia pela UFRJ e pós-doutorado pela PUC-MG. Atualmente é professora titular da UFMG e pesquisadora nível 1 do CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua inglesa, pesquisa narrativa, ensino de línguas mediado por computador, gêneros digitais. É uma das pioneiras no ensino e pesquisa em educação a distância na área de Letras. Foi presidente da Comissão de Especialistas em Letras da SESu/MEC (2000/2002) e presidente da ALAB (2000/2002). Coordena o projeto de pesquisa AMFALE com colaboradores do Brasil, Japão, China e Finlândia. Atualmente é a editora-chefe da Revista Brasileira de Linguística Aplicada.

Mais
Graduado em Letras: Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB) com ênfase em Educação de Jovens e Adultos pela UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Atualmente é professor de língua portuguesa na...
Graduado em Letras: Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB) com ênfase em Educação de Jovens e Adultos pela UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Atualmente é professor de língua portuguesa na rede municipal de Duque de Caxias, RJ.
Mais

Formada em Publicidade e propaganda pelo Instituto Metodista (SBC), pós-graduada em Administração e Marketing pelo Instituto Metodista, MBA em direção de arte pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atua no mercado editorial desde 1988 e atualmente é diretora da Parábola Editorial.

logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search