Blog da Parábola Editorial

Formada em Publicidade e propaganda pelo Instituto Metodista (SBC), pós-graduada em Administração e Marketing pelo Instituto Metodista, MBA em direção de arte pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atua no mercado editorial desde 1988 e atualmente é diretora da Parábola Editorial.

Letramento como prática social

Letramento como prática social
 Brian Street:  “Buscamos um letramento baseado no que as pessoas realmente fazem”

Entrevista com Brian Street realizada pela Universidade Federal de São João Del Rei.

 

 

Como você define os Novos Estudos sobre o Letramento (New Literacy Studies – NLS)?

BS: Os NLS mostram que o letramento varia nas diferentes culturas, nos diferentes espaços dentro de uma cultura, nas distintas instituições e contextos. Você pode escolher um tipo de letramento para atender a um objetivo, mas não significa que pode transferir esse tipo de letramento para outro contexto. Se você coloca um texto para alguém ler, talvez a pessoa pronuncie algumas palavras, ou entenda a ortografia, ou os significados, as interações sociais, as relações. Adquirir letramento no colégio não significa saber lidar com o letramento na Universidade. Adquirir um letramento associado à Geografia não significa poder usar esse letramento na Engenharia. Os alunos, particularmente aqueles de cursos multidisciplinares, lutam muito, pois os professores dizem:

Continuar lendo
9793 Acessos
0 comentários

Gramáticas do português: a produção brasileira de ontem e de hoje

Gramáticas do português: a produção brasileira de ontem e de hoje
A gramatização da língua portuguesa no Brasil, das origens aos nossos dias

 

Diversos estudos têm mostrado que, no Brasil, a produção de gramáticas da língua portuguesa esteve sempre sujeita ao modelo greco-latino, e ainda hoje revela diversos traços caracterizadores desse modelo.

 

As mudanças que podem ser identificadas ao longo de nosso processo de gramatização – como na passagem do viés filosófico ao científico, no final do século XIX, ou a partir do advento da “virada linguística”, na segunda metade do século XX – não foram suficientes para alterar aquele modelo. Embora já no final do século XVI a língua falada no Brasil mostrasse traços evidentes de um distanciamento em relação à língua falada em Portugal, somente no século XIX a diferença entre as modalidades brasileira e europeia do português ganhou visibilidade, e a discussão acerca dessas diferenças é algo que se estende, com nuances e graus de intensidade diversos, até os dias de hoje.

 

Continuar lendo
4072 Acessos
0 comentários

LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI

LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI

Sem tristeza, com muita saudade

 

A Parábola Editorial presta homenagem ao nosso autor, Luiz Antônio Marcuschi,  valendo-se das palavras de seus amigos e também nossos autores diante de sua partida....

 

 

Continuar lendo
9073 Acessos
0 comentários

A 24ª Bienal do Livro de São Paulo começa hoje, dando início à maior festa do mercado editorial brasileiro

A 24ª Bienal do Livro de São Paulo começa hoje, dando início à maior festa do mercado editorial brasileiro

Em sua 24ª edição, a Bienal do Livro vai até o dia 04 de setembro na capital paulista

 

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo chega à 24ª edição neste ano. A festa literária aconteceu pela primeira vez entre os dias 15 e 30 de agosto de 1970 e não tardou a se tornar a principal feira de livros do Brasil, conquistando mais e mais leitores a cada edição.

 

Há mais de 40 anos buscando promover a cultura e o acesso aos livros, a Bienal do Livro apresenta uma programação plural que abarcará as diferentes áreas do mercado editorial brasileiro. Livros universitários, literatura infantil, infantojuvenil, poesia, teatro – todas as categorias serão contempladas no evento. São 280 expositores ao todo nesta edição da feira.

Continuar lendo
2430 Acessos
0 comentários

Aposta certa para livreiros: o segmento de Letras e Linguística atrai leitores fiéis e apaixonados

Aposta certa para livreiros: o segmento de Letras e Linguística atrai leitores fiéis e apaixonados
Dentre todos os segmentos universitários, o de Letras e Linguística certamente é uma boa aposta para as livrarias de todo o Brasil

 

Apresentamos 5 motivos para você abrir hoje mesmo uma seção de Letras e Linguística na sua livraria:

 

1. Um universo mínimo de 400.000 potenciais compradores!

No Brasil há 1.687 cursos de graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) presenciais habilitados pelo MEC, contando com 150.000 vagas. Há 112 cursos de ensino a distância, com 203.000 vagas. Existem 36 cursos de especialização em Letras presencial, com 17.500 vagas, e 3 cursos a distância cujo número de vagas é igual a 1.425. Além destes, existem 6 cursos de especialização em Linguística a distância (2.785 vagas), mais 79 cursos presenciais (32.000 vagas) e 4 cursos de graduação em Linguística (133 vagas).

Continuar lendo
3223 Acessos
0 comentários

10 Estrangeirismos irresistíveis sem os quais não vivemos mais

10 Estrangeirismos irresistíveis sem os quais não vivemos mais
Estrangeirismos: ameaça ou acréscimo da língua portuguesa?

 

Estava me preparando para dormir. Peguei meu tablet para dar uma espiada e encontrei todos os meus amigos online. Começamos a conversar e resolvemos nos encontrar no shopping para comer uma pizza. Corri para o meu armário, vesti um jeans, passei um batom e fui… Chegando no restaurante, encontrei a galera, fizemos check-in e tiramos uma selfie para registrar o momento. Comemos, conversamos, chamamos o garçom, pagamos a conta e fomos dançar. No fim, eu, que ia dormir, acabei tendo uma noite incrível.

 

1. Batom – [do francês - bâton]

2. Check-in – [do inglês - check-in]

Continuar lendo
3521 Acessos
0 comentários

CURSOS DE LINGUÍSTICA ONLINE GRATUITOS

CURSOS DE LINGUÍSTICA ONLINE GRATUITOS

Compilamos para você 6 instituições que oferecem cursos online gratuitos na área de letras/linguística. Confira:

 1.  USP Curso Libras EaD

Foi desenvolvida uma série de videoaulas para a disciplina, coordenada pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A disciplina está divida em duas partes, todas produzidas pelo grupo de Mídias Digitais da Pró-Reitoria de Graduação. A primeira, com o conteúdo teórico de dez videoaulas, apresenta os panoramas histórico, social e pedagógico do desenvolvimento da língua de sinais, mais especificamente, da Língua Brasileira de Sinais (Libras). E a segunda é composta de aulas práticas, nas quais os alunos se familiarizam com os principais vocabulários e expressões da Libras de uma maneira inovadora por meio de uma websérie de ficção totalmente sinalizada em Libras.

As videoaulas estão disponíveis para todos. Sem necessidades de logins, cadastros nem número USP! 

CLIQUE PARA ACESSAR

Deguste nossas publicações na área de LIBRAS(Para ler o sumário e um trecho das obras, basta clicar sobre a capa do livro e você será direcionado à página de degustação.)

Continuar lendo
10859 Acessos
0 comentários
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search