Blog da Parábola Editorial

7 dicas para escrever bem

escrever-bem

Escrever pode parecer algo complicado, e é! Aquele frio na barriga que dá ao ter uma boa ideia, a insegurança de estar sendo incoerente, a sensação de que escrever é uma bobagem [não, não é!], de que seria um dom reservado a poucos [também não], todos são sentimentos que bloqueiam qualquer processo criativo. Seja ele para produzir textos da vida acadêmica, literária, jornalística ou por hobby.

 

Por isso, selecionamos as seguintes sete dicas para você escrever bem

 

 

1. Leia sempre, leia muito 

 

Um leitor consistente e consequente consegue interpretar melhor, passa a dominar recursos de escrita formais, além dos recursos pessoais, e adquire a capacidade de escrever vários gêneros textuais.

 

A prática da leitura ajuda na fluidez da escrita, amplia o vocabulário, traz conhecimento, além de ser agradável e relaxante, depois da aquisição do hábito de ler com a máxima frequência.  Então pegue essa dica de ouro, mesmo que muito óbvia, e transforme-a em sua prática constante rumo ao escrever bem

 

 

2. Estude a língua portuguesa

 

Para escrever bem é importante conhecer a língua portuguesa. Conhecer a própria língua do ponto de vista histórico-gramatical ajudará o escritor a enriquecer sua capacidade de  compreensão. Quem domina a leitura consegue dominar intuitivamente as normas linguísticas. Ao unir esse conhecimento à  prática da leitura, o escritor não terá dificuldade em escrever bem

 

 

3. O caderno, seu melhor amigo

 

Tenha sempre na bolsa, por perto, um caderninho e uma caneta para anotar as ideias que surgirem. Faça rascunhos, anotações, esboços e guarde-os.

 

Além de ser um exercício que estimulará sua criatividade, os cadernos ao longo dos anos se transformarão em arquivos que podem ajudar como ponto de partida para um novo projeto ou complemento de ideias inacabadas e textos em curso. 

 

 

4. Organize seu espaço 

 

Um ambiente adequado permite escrever melhor. Bem iluminado, aconchegante, silencioso, organizado, com todos os materiais a mão e livre de distrações. Seja em seu quarto, escritório, num parque ou em uma cafeteria da cidade. Mesmo que simples, o espaço precisa lhe trazer conforto. 

 

Escolha um horário para poder se dedicar apenas a essa atividade. Pratique a escrita diariamente, estimule seu cérebro e sua criatividade, mantenha sua mente em movimento. 

 

 

5. Monte o esqueleto de seu texto 

 

A dica aqui é organizar as ideias para não perder o “fio da meada”. Nem sempre, porém, isso será feito de maneira linear, como em redações do ENEM. As vezes, é preciso criar um Frankenstein. Escreva o que lhe vier à mente, mesmo que de maneira desordenada, e depois una as partes, arrematando-as de maneira a se tornarem coerentes

 

 

6. Faça perguntas 

 

Se questione ao montar seu texto e, ao responder a esses questionamentos, tente se colocar no lugar de quem você busca alcançar. Criar esse vínculo com seu futuro leitor ajuda a descartar ideias que podem não ser pertinentes naquele momento e delimitar melhor o assunto que você quer abordar. 

 

 

7. Busque inspirações

 

Conheça outros autores e escritores. Conheça-os lendo suas obras, mas também conversando com eles. Vá a encontros de literatura, rodas de conversa, feiras literárias e crie oportunidades de diálogo por meio das redes sociais. 

 

Participe de clubes de leitura e descubra, entre os novos colegas, quem também escreve. Troque experiências, pegue dicas de como escrever bem. Se inscreva em cursos de escrita criativa. Arrisque. Só não vale ficar parado.

 

Esperamos que as dicas sobre escrita tenham ajudado.

 

Compartilhe com os amigos e nos siga nas redes sociais para mais informações sobre Letras, Cultura e Educação.

  

Home Page  | Facebook  | Instagram  | Twitter 
WhatsApp (11) 5061.9262 / (11) 9 8763.3590

 

 

 

 

 

Valorizar os livros
Black Friday da Parábola

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 19 Outubro 2019
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search