Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Linguística revista: novos autores que são promessa na área de Letras

Linguística revista: novos autores que são promessa na área de Letras

Conheça destaques do catálogo de linguística da Parábola Editorial que merecem a atenção

 

Quando uma editora se dedica a um nicho especializado, como é o caso da Parábola Editorial, consagrada à linguística e à formação de professores na área de Letras, é preciso estar o tempo todo atentos aos clássicos e aos novos autores.

 

O catálogo da Parábola Editorial disponibiliza para os leitores:

 

Clássicos e novos autores são o solo no qual uma editora planta sementes de mediação cultural e de efetividade histórica.

 

1. Clássicos [William Labov]

2. Autores muito bem estabelecidos no cenário da linguística nacional [Carlos Alberto Faraco]

3. Novos autores, publicados como esperança de cada vez maior inserção da editora no debate cultural e na formação de pesquisadores e de professores cada vez mais produtivos de educação e de cultura.

 

Mesmo sob o risco de sermos injustos com grandes promessas da área de Letras, destacamos uma seleção de poucos nomes, forçosamente restrita a nosso catálogo de linguística, que merece a atenção de nossos leitores. Citaremos bem poucos nomes, mesmo tendo em mente centenas:

 

- Francisco Eduardo Vieira

- Ana Elisa Ribeiro

- Carla Viana Coscarelli

- Renato Basso

- Laura Miccoli

- Alex Garcia

- Xoán Lagares

- Clecio Bunzen Jr.

- Ronaldo Batista de Oliveira

- Roberta Pires

- Orlene Lucia Carvalho

- Adrián Pablo Fanjul

 

Claro que essa lista não comporta quase nada da enorme força de pesquisa e de dedicação dos pesquisadores e professores de Letras e de linguística dispersos em faculdades, colégios de aplicação e escolas do país todo. Cada leitor pode apresentar sua lista e, inclusive, chamar nossa atenção para nomes que possam vir a estar em nosso catálogo.

 

De nossa parte, dizemos: por favor, atenção a esses nomes, muitos deles publicados, outros entrando em 2016 no catálogo da editora que ama as Letras. Acompanhem a contribuição de cada um deles nas obras já publicadas e por publicar.

 

Temos de dar publicidade a seus nomes porque a área da Linguística é sub-representada e quase nunca levada em conta no cenário escolar quando se discute como ensinar língua materna e língua estrangeira [!!] e a despeito do acervo de pesquisas desenvolvidas nos últimos cinquenta anos em faculdades de Letras/Linguística de todo o país.

 

É hora de pensar que nomes como os de Márcia Mendonça, Ana Lúcia Silva Souza, Júlio Araújo, Désirée Motta-Roth, Pedro Garcez, Sérgio Freire e outros tantos representam com seus livros, mais que promessa, a certeza no presente de conteúdo válido para a formação de cada vez mais eficientes profissionais de Letras/Linguística.

 

Especialmente num momento em que os desafios político-econômicos nos fariam pensar mais em retrocesso que em futuro, pensar nesses nomes como “promessas” já em ação nos anima a refletir que ainda há trajeto a percorrer, que não estamos aqui por nada.

 

Para seguir adiante, temos os clássicos [Luiz Antônio Marcuschi] e os grandes nomes [Marcos Bagno, Irandé Antunes, Stella Maris Bortni-Ricardo] como referência e, especialmente, autoras e autores em ação cotidiana, sustentando uma luta que é a da formação de professores de língua materna num país que, de tanto ser chamado país do futuro, se vê diante do desafio urgente de trazer o futuro para o presente.

 

É aí que juntamos nossas forças, autores e Parábola Editorial. No campo comum das Letras, da linguística. Editora e autores unidos, tendo por compromisso a formação de professores de línguas para todo um país que já esperou tempo demais para ser sociopoliticamente letrado e minimamente inclusivo.

 

Vamos ao futuro dando passos no presente!

 

Se tiver alguma dúvida, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não é errado falar assim! Em defesa do português b...
te

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sábado, 14 Dezembro 2019
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search