Blog da Parábola Editorial

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Licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre questões relacionadas à educação literária e às...

Licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre questões relacionadas à educação literária e às inter-relações entre impressos, leitura e literatura. Realizou o estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, com períodos em universidades dos EUA (Kentucky, Purdue e SFA-Texas) e de Portugal (Coimbra e Minho), para produção e discussão de dados e análises. No momento, realiza, também, o doutoramento em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisadores que reativou em 2016, junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, o GT Literatura e Ensino; anteriormente, integrou, por cinco anos, o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da mesma associação. Coordena, no âmbito da Ufes, Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade de Passo Fundo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários. Fundou e coordena, desde 2011, o Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br), que, além de pesquisa e ensino, sistematicamente, realiza ações de extensão. É membro da articulação do Fórum Permanente em Defesa da Democracia, que realiza atividades de extensão e de militância concernentes a múltiplas dimensões da democracia, pautando-se por concepções progressistas e de resistência. Já atuou em diversos projetos e programas públicos para o livro, a leitura, a literatura e a formação de professores, e tem experiência na assessoria, elaboração e revisão de avaliações aplicadas por instituições e redes de educação pública. As palavras-chave atinentes à sua produção são: educação literária; ensino de literatura; formação de professores; leitura literária; Literatura Brasileira; Literatura do Espírito Santo; Literatura Infantil e Juvenil; livro didático; Carlos Drummond de Andrade.

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Texto e feminismo

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— Meu filho, sai desse computador e vai terminar o dever de casa!

— Eu tô fazendo o dever de casa. É uma pesquisa pra um texto.

— Sobre o que você tá pesquisando?

— Era pra fazer uma pesquisa sobre um movimento social e eu resolvi pesquisar sobre o feminismo. Não entendi ainda essa frase aqui: “Feminismo é a ideia radical de que as mulheres são gente”. Teve alguém em algum lugar que achou que as mulheres não eram gente?

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O GOOGLE ACADÊMICO E SUA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

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ÍNDICE “H” EM CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES

 

 

Recentemente, participei de algumas reuniões (fóruns nacionais, reuniões de área, comissões, cursos de capacitação institucional para uso de recursos de informação, reuniões colegiadas etc.) nas quais se discutia que deveríamos substituir a avaliação por pares na atribuição de qualificação a revistas de ciências humanas e de linguística, literatura e artes pelo fator de impacto dos periódicos e que deveríamos avaliar nossa produtividade na pós-graduação não pela quantidade de artigos que publicamos, mas pelo nosso “índice H” (para quem não sabe, a explicação do que é índice H pode ser encontrada aqui: https://bit.ly/2I5p4DN, acesso: de maio de 2018). 

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DICAS PÚBLICAS SOBRE PÓS-GRADUAÇÃO

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Todos os anos, quando os editais da pós-graduação são publicados, recebo alguns e-mails e mensagens in box de pessoas me pedindo orientações sobre a seleção, especificamente interessados em concorrer às vagas de orientação que abri.

 

Sempre dou a mesma resposta: não converso em particular ou oriento candidatos para a seleção, sejam conhecidos ou desconhecidos, não leio projetos previamente, porque, por ética, ou eu faço isso com todo mundo que me procurar (e, obviamente, eu não tenho tempo para isso) ou não faço com ninguém. Mas há algumas informações que penso podem ser úteis a um número grande de pessoas, não apenas interessadas na minha orientação.

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(Falta de) tempo para a educação literária escolar

(Falta de) tempo para a educação literária escolar

A importância da educação literária no cotidiano escolar

 

Um dos problemas mais difíceis enfrentados pela escola no quesito ‘educação literária’ é a insuficiência de tempo para garantir a leitura e a discussão de textos literários, e para se pensar a produção de textos relacionados às experiências literárias: sejam memórias de leitor, sejam textos críticos, sejam, por fim, trabalhos ficcionais. Se acrescentarmos outro ponto que venho defendendo veementemente – a saber, a necessidade de vivenciar o sistema literário de modo mais amplo –, o tempo nos espreme ainda mais.


Como garantir, com duas aulas (e às vezes uma…) de literatura por semana, condições de frequentar lançamentos, feiras, rodas de conversa, palestras de especialistas, exposições temáticas e acervos permanentes? Como criar e participar de clubes de leitura, como realizar entrevistas com agentes da cadeia produtiva do livro, como acompanhar polêmicas em periódicos especializados, como organizar e participar de saraus? Como entender e tomar parte em “disputas” ou “batalhas” poéticas – do repente ao rap? Como vivenciar o cotidiano de uma biblioteca institucional e de uma biblioteca comunitária, e entender a importância desses diferentes espaços para o acesso aos textos, para a mediação cultural, para a preservação da memória, para a pesquisa especializada? Como explorar as potencialidades oferecidas pelos novos suportes e recursos digitais de maneira crítica, colaborativa e criativa?

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