Blog da Parábola Editorial

Professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, onde leciona na graduação desde 1996, e na pós-graduação em Linguagem e Ensino desde 2004. Pós-doutora em Educação, pela FAE/UFMG, na área de currículo, onde trabalhou (2012-2013) junto ao GECC ― Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Culturas. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente "mestiça e indisciplinar", por isso concluiu doutorado em Educação pela USP (2004), mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp (1995), especialização em Linguística Aplicada pela PUC-MG (1993), e graduação em Letras-Português pela UFPB (1991). Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no ensino médio, os letramentos múltiplos na escola, os usos pedagógicos da mídia, tanto na escola quanto na sociedade. Os exames de larga escala também têm sido tematizados em várias de suas pesquisas. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado sobre formação de professores e transposição didática. E-mail: deniselinoaraujo@gmail.com

Atividades e tarefas escolares na aula de Língua Portuguesa

Atividades e tarefas escolares na aula de Língua Portuguesa
  

O que são atividades, tarefas ou exercícios na aula de Língua Portuguesa?

 

Parece provocação, mas precisamos revisitar o óbvio: o que são atividades, tarefas ou exercícios na aula de Língua Portuguesa? Utilizamos essa nomenclatura há muito tempo e agimos como se os sentidos estivessem estabilizados e como se todos, iniciantes e veteranos, ao usarem as mesmas expressões, se referissem aos mesmos objetos. Na realidade, porém, a elaboração de atividades e tarefas ou exercícios na formação do professor de português é um aspecto não tematizado como parte de um saber profissional.

 

Sem dúvida, elaborar atividades e tarefas ou exercícios é inerente à atuação docente. Mas em que momento da formação inicial esse aprendizado é sistematizado? A crença tácita na área é a de que os professores de Prática de Ensino ou os orientadores/supervisores de estágio devem se encarregar de ensiná-lo. A depender de como essa etapa da formação está organizada, espera-se que o(s) professor(es) de Didática tenha(m) abordado tal assunto em suas aulas. Mesmo que os professores de prática de ensino ou supervisores de estágio docente assumam a responsabilidade de ensinar a seus estagiários como formular exercícios, o tempo é quase sempre reduzido e são elaboradas poucas atividades. A observação geral sobre nossa atuação tem demonstrado que tal sistematização deveria começar desde as primeiras disciplinas da licenciatura.

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