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Artigo de opinião

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SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNCIONALISTA

 

A proposta que Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista, de Vânia C. Casseb-Galvão e Milcinele da Conceição Duarte traz ao leitor, considerada uma visão mais geral, centra-se no desenvolvimento das competências discursivo-textuais que cabe à escola empreender, e, nesse caminho, fixa-se na necessidade de atividades escolares que promovam “uma vivência rica com a língua em função, acontecendo interativamente”. Na base está a concepção do texto como prática de linguagem, o que leva à requisição de um estudo de gramática empreendido em função da atividade textual-discursiva.   

 

No bojo dessa proposição geral, o livro promove uma embasada justificativa do uso do expediente pedagógico das “sequências didáticas” nas atividades escolares de estudo da língua. Parte-se de incursões teóricas inseridas exatamente na concepção de um ensino de língua funcionalmente planejado, ou seja, dirigido para as necessidades de um trabalho que chegue à língua a partir de uma natural inserção textual-discursiva. Nessa linha, são destacadas e explicitadas duas direções, resumidas em fixar o ponto de partida das considerações na questão do gênero discursivo-textual e em direcionar as atividades escolares para as habilidades de leituraescrita oralidade em contexto de interação. Também se revela o cuidado de uma específica programação de atividades que, por sua ligação direta com as inúmeras competências comunicativas, favorecem o necessário retorno de autoavaliação e de verificação de aprendizagem no curso do processo.

 

Assentada essa defesa da “sequência didática” como eficiente “opção metodológica para o ensino”, o livro procede à exposição do que considera “a funcionalidade” de determinada sequência didática, nunca perdendo de vista o assentamento das bases teórico-metodológicas da proposta, tanto no que diz respeito ao “ensino em geral” quanto no que se refere ao “ensino de língua”. Na explicitação das atividades, programam-se a implementação e o desenvolvimento desse “ensino em sequência didática” com ancoragem em um gênero específico, o “artigo de opinião” e, com base nas características discursivo-funcionais desse gênero, discute-se a macroestrutura da “sequência didática funcionalista”, com cuidadoso tratamento de suas etapas.

 

Como o próprio livro diz de si mesmo, trata-se da proposta de um instrumento didático que prioriza o estudo da língua em uso aliado à reflexão a respeito desse uso, e o que se tem a dizer, afinal, é que isso deve estar, de fato, na mira do empreendimento escolar. 

 

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