Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

É professor de linguística e Língua Portuguesa na Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor de Gêneros textuais e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos (2002) e de vários artigos publicados em revistas especializadas....

É professor de linguística e Língua Portuguesa na Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor de Gêneros textuais e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos (2002) e de vários artigos publicados em revistas especializadas. Desde 2002, exerce a função de editor chefe da revista Linguagem em (Dis)curso. Suas atividades de pesquisa envolvem a análise de gêneros textuais, a leitura e a produção de textos em língua materna.

Mais

Curso de Letras - como exercitar o pensamento crítico

Curso de Letras - como exercitar o pensamento crítico

Formação crítica do profissional de Letras


A linguagem é elemento fundamental para a reflexão e a ação sobre a realidade social. Entender como a linguagem funciona nas práticas sociais e se posicionar frente a elas, principalmente no mundo densamente semiotizado em que vivemos, é questão de cidadania. Para trabalhar e atuar de forma consequente no mundo, portanto, o profissional de Letras (e vou me ater aqui centralmente ao professor ou professora de línguas) precisa ter uma formação crítica.


Em termos dos debates sobre ensino e aprendizagem de línguas, está pressuposto hoje que a professora e o professor irão mobilizar a leitura crítica nas práticas de atuação linguística dos e das estudantes (ou seja, nas práticas de leitura, escuta, produção textual oral e escrita e análise linguística). Para fazer isso, a professora e o professor, em sua formação durante o curso de Letras, também precisam desenvolver sua própria leitura crítica. E trata-se de um processo que tem avançado nas últimas décadas, com professores terminando a graduação com uma visão mais aguçada dos problemas sociais que envolvem a constituição e o uso de linguagens.

  11425 Acessos
  0 comentários
11425 Acessos
0 comentários
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search