Já sabe quais são os melhores livros para você ler em 2019? É fundamental você reservar o tempo necessário para a atualização e busca de novas perspectivas pedagógicas e enriquecer suas estratégias de ensino e aprendizagem.
No artigo de hoje, separamos as melhores leituras para você intensificar os seus conhecimentos e orquestrar as melhores aulas em 2019. Confira!
1. A linguística, o texto e o ensino da língua
O sucesso de qualquer empreendimento pedagógico depende de que os estudantes sejam aptos a ler e escrever com desenvoltura, competência a ser cultivada ao longo de toda a vida escolar.
Pode ser contínua e eficientemente estendida por duas vias conjugadas: a reflexão sobre a natureza simbólica da linguagem e a revelação dos efeitos de sentido de um texto com base em sua construção formal.
O que move as linhas desse livro, de José Carlos de Azeredo, é a importância da palavra como eixo de qualquer projeto educacional, uma vez que é na posse e no exercício da linguagem que se reconhece o traço essencial do modo humano de ser.
Você tem aqui um dos livros para ler em 2019 que possibilitará ao estudante um salto qualitativo nos planos intelectual e cultural, porque ela encara a língua como uma forma de conhecer, de ser e de atuar no mundo. Simplesmente incrível!
2. Artigo de opinião: sequência didática funcionalista
A sequência didática funcionalista aqui proposta está prevista para acontecer durante todo um bimestre ou ciclo e envolve dezesseis atividades de ensino a serem executadas em 32 aulas.
As autoras, Vânia Cristina Casseb-Galvão e Milcinele da Conceição Duarte não definiram critérios de avaliação quantitativa para os alunos, por entendê-los como específicos dos projetos pedagógicos das escolas e faculdades.
No entanto, está prevista uma avaliação qualitativa da sequência e da aprendizagem, que deve ser contínua no decorrer das atividades, a partir das observações do professor (e do aluno, quando for o caso).
Nossa sequência didática foi pensada e elaborada para os alunos do nível médio da educação básica e dos anos iniciais do ensino superior. Para contemplar as grades curriculares específicas desses níveis de ensino.
Optou-se pela sequenciação de atividades articuladas a partir do gênero artigo de opinião. Tal opção também contempla as habilidades requeridas no ENEM, principal processo seletivo para o ingresso no ensino público superior.
3. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem
Tenha em mente que esse é um dos livros para ler em 2019 que não pode faltar na sua lista. Ele discute: como as palavras se relacionam com o mundo? Eis aí o velho problema da referência que, desde Platão até Davidson, tem perturbado filósofos, linguistas, teóricos da comunicação.
Do signo ao discurso – Introdução à filosofia da linguagem aborda as questões, os autores e os temas essenciais para compreender a relação entre linguagem e realidade, palavras e coisas, o problema do significado, de como com as palavras dizemos algo a alguém e somos compreendidos.
Além disso, descreve sobre o papel dos jogos de linguagem e dos atos de fala nos processos comunicativos, a questão da fala como prática humana entre outras práticas. Esses temas são analisados por Inês Lacerda Araújo em diferentes perspectivas, autores e escolas de pensamento.
Um arco histórico que se inicia com a virada linguística em fins do século XIX e vem até nossos dias, com as teorias do discurso.
4. Da redação à produção textual: o ensino da escrita
O exame das redações escolares revela que a escola ensina a escrever redação escolar, um conjunto de palavras organizadas em frases dispostas em forma de texto com a intenção única de:
- reproduzir um padrão de linguagem;
- reproduzir um modelo de organização das partes em que se deve dividir a exposição;
- reproduzir um conjunto de ideias alheias tiradas de um repertório comum.
E por que apenas reproduzir? Porque a escola deixou bem claro que esse padrão de linguagem, esse modelo de organização das partes e esse conjunto de ideias são os únicos que ela aceita.
Da redação à produção textual – o ensino da escrita, de Paulo Coimbra Guedes, propõe a você desconstruir essa prática reprodutiva e avançar para a produção de texto, isto é, para o uso consciente dos recursos expressivos da língua, com a finalidade de produzir efeitos deliberados sobre leitores bem determinados.
5. Em busca de Ferdinand de Saussure
Cem anos depois de sua morte, Saussure continua a suscitar paixões: artigos e livros se acumulam, em todas as partes do mundo. Por que tamanho interesse por um linguista, no momento em que a linguística, segundo se diz, está mergulhada no tédio?
Porque a longa meditação de Saussure sobre a linguagem e as línguas é uma das mais profundas levadas a cabo até hoje. Com uma paciência infinita, quase sempre tingida de angústia, Saussure explora todas as "cavernas" da linguagem.
Nesse processo todo, ele terá posto a nu os parentescos entre a linguagem e as outras "semiologias" que são a escrita, a lenda e a mitologia e se confrontará dolorosamente com o enigma dos "anagramas" na poesia.
O efeito dessa reflexão inacabada será determinante, tanto para a linguística quanto para a semiótica e, atravessado o campo das ciências da linguagem, para todas as ciências humanas: pensemos em Merleau-Ponty, em Lévi-Strauss, em Lacan...Com uma paciência comparável à do grande linguista genebrino, Michel Arrivé explora aqui o pensamento de Saussure.
O que você achou das nossas indicações de livros para ler em 2019? Você pode adquirir essas e outras novidades no nosso site.