Como desenvolver o gosto pela leitura e mostrar que ler também é legal

Com tantas distrações digitais, muitas crianças deixam de tomar gosto pela leitura para ficar mexendo no celular. O que fazer para mudar isso?!

 

Não é novidade que grande parte dos brasileiros não tem gosto pela leitura. Hoje, com a popularização dos celulares e das redes sociais, muitos passam horas a fio diante das telinhas lendo postagens, vendo vídeos e se divertindo com memes, mas não conseguem pegar um livro e sentir prazer em uma leitura mais detida, informativa e profunda. Isso tem razões bem conhecidas.

 

Assim como a maioria dos bons hábitos, a leitura precisa ser desenvolvida na criança desde a primeira infância. A família tem grande influência nesse processo, de duas formas: a primeira é deixando a criança exposta a bom material de leitura desde os primeiros anos de vida e a segunda é dando o exemplo, isto é, lendo. Quando a criança vê seus pais e outras pessoas da família lendo habitualmente, nasce nela, naturalmente, o desejo pela leitura.

 

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As fotos que você vê nesta postagem são da mesma menina. Na primeira, ela estava com um ano e meio e engatinhava por toda a casa. Do mesmo modo como descobriu que havia panelas barulhentas na cozinha, ela descobriu os livros na biblioteca da família e os tornou uma forma diária de diversão. Na segunda foto, já com 13 anos e o hábito e o gosto pela leitura desenvolvidos, ela aparece lendo debaixo de uma árvore em uma pousada em que a família tirava férias. Ou seja: a leitura já fazia parte de sua vida. O interessante é que os pais nunca a obrigaram a ler. Eles nem sequer pediram a ela que lesse. O desenvolvimento do hábito foi natural, pela exposição da criança a bom material de leitura e ao exemplo constante.

 

Da mesma forma, adolescentes podem descobrir, hoje, que ler também é uma atividade legal, que diverte e instrui. Eles podem descobrir que deixar o celular um pouco de lado para se concentrar em livros de boa qualidade é tão prazeroso como trocar postagens com o melhor amigo. Mas, para isso, é necessário que esses livros estejam à mão e que eles possam observar alguém que habitualmente se diverte lendo.

 

De fato, a família não deve esperar que a escola ensine as crianças a gostarem de ler. As escola brasileiras, mesmo as particulares, infelizmente, ainda lidam com muita dificuldade com a boa leitura. O fato de obrigar as crianças a lerem e de sempre pedir algo depois da leitura (um resumo, um questionário, um exercício ou coisa ainda pior...) acaba interferindo negativamente no desenvolvimento do gosto pela leitura. Em casa, eles vão “apenas ler”. Ler pelo prazer de fazê-lo e por saber que isso fará deles pessoas melhores. E, quando se trata de leitura, isso é mais do que suficiente!

 

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