MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA

Letramentos multimodais na escola

Multimodal Literacies in the School

Hércules Tolêdo Corrêa

Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto - Minas Gerais / Brasil. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. 264 p. (Estratégias de Ensino, 29).

Hibridação. Talvez seja este o conceito mais importante para caracterizar os temas tratados no livroMultiletramentos na escola, além, obviamente, dos dois conceitos explicitados no título do livro organizado por Roxane Rojo e Eduardo Moura, publicado pela Parábola Editorial em 2012.

Numa época em que crianças e adolescentes da classe média brasileira, fora da escola, vivem conectados à internet, assistindo a vídeos, papeando em messengers, ouvindo música, baixando filmes, jogando on-line, lendo mangás, dentre tantas outras alternativas que a rede de computadores oferece, não faz sentido que a escola rejeite essas práticas. Se observarmos bem, trata-se de práticas de letramentos de diversas formas, o que levou um grupo de pesquisadores reunidos numa pequena cidade norte-americana a publicar o livroMultiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures (COPE; KALANTZIS, 2006).