Leitura: ainda precisamos falar muito sobre isto

 

O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler!

 


Nem 1% dos leitores da Parábola Editorial, muitos dos muitos mais que nos acompanham [odeio a palavra “seguidores”], se deu conta do lançamento de O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler!, em agosto de 2014, de Françoize Boucher.

francoise.png

 

É papel da editora, num mundo sempre mais acelerado e de múltiplos centros de interesse, chamar a atenção para as obras de seu catálogo que são fundamentais, mas ainda pouco conhecidas. Neste mês de agosto de 2017, indicaremos em nosso blog obras desse tipo: fundamentais, mas ainda ocultas, pouco ou nada conhecidas.

 

É o caso de O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler! e dos outros títulos de Françoize Boucher, uma autora francesa que a Parábola Editorial trouxe para o Brasil e que está traduzida em muitos países do mundo.

 

Olha, temos um livro excelente sobre a urgência de falar da leitura e de ensiná-la por todos os meios que você ainda não conhece e precisa conhecer, ler, indicar

 

Em meio à preocupação generalizada com a formação de leitores, O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler! recorre à graça e à leveza em seu texto e em suas ilustrações para tratar de um assunto que representa um dos flagelos do Brasil. Como somos um país que vive de pular etapas sem consolidar o estágio anterior (vamos desde a agricultura rudimentar até a fabricação de componentes eletrônicos e à robótica, tendo queimado as fases de implantação de uma indústria sólida de transformação; passamos do analfabetismo absoluto para a leitura em suportes eletrônicos, não tendo vencido o mal do analfabetismo funcional), a leitura é sim uma questão para a qual não podemos fechar os olhos. Precisaremos ainda falar muito de leitura!

 

Para tocar nessa ferida, escolhemos uma autora que se vale do humor, mas de um humor que – segundo Mary Ellen Farias dos Santos, leitora que resenhou o livro ainda em 2014 [http://bit.ly/2whTEAL] – “nunca faz papelão”.

 

Vejam só o caso: um livro publicado lá em agosto de 2014, com um público potencial imenso, ainda engatinha, continua sem chegar a quem precisa lê-lo, não obstante o relacionamento intenso, diário da Parábola Editorial com seus leitores por meio dos eventos em todas as regiões do país, da rede de distribuição – cada dia mais estrangulada e inadimplente, mas diuturnamente alimentada –, das redes sociais [afinal somos uma editora fruto da internet e das redes…]. Estaremos nós na contramão? Achamos isso não! Preferimos apostar na comunicação, em dizer simplesmente: “Olha, temos um livro excelente sobre a urgência de falar da leitura e de ensiná-la por todos os meios que você ainda não conhece e precisa conhecer, ler, indicar”.

 

Recentemente, em suas “Rodas de Conversa com Café”, que já vão se espalhando por todo o país, Angela Dionisio [UFPE] apresentou O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler! aos estudantes de Letras/Linguística. Sabe o que aconteceu? Ninguém o conhecia. E estamos falando do mundialmente mais bem-sucedido dos quatro livros da Autora publicados no Brasil:

 

http://bit.ly/2whWAxi   |   http://bit.ly/2uRChsG   |   http://bit.ly/2vp6Sz7   |   http://bit.ly/2wi1XfH

 

livros-Boucher.png 

 

Foi então que surgiu a ideia de chamar a atenção em nosso blog para obras que são de leitura necessária por parte de grandes parcelas de nosso público leitor e que ainda não chegaram ao conhecimento dele. Esperamos conseguir despertar a curiosidade de vocês toda[o]s para as joias de nosso acervo. O caso de O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler! é paradigmático porque ele interessa ao chamado público universal: [pré]adolescentes, jovens, adultos, pais e mães, professor[a]es. Todos eles precisam saber da existência desse livro.

 

Confiamos em que as leitoras e os leitores da Parábola Editorial – que já conhecem e confiam no teor e na intenção de nossas publicações – quererão se tornar agentes voluntários de leitura e falar em todos os seus círculos da importância de temas que quase nunca saem de nossas salas de aula, tanto aquelas onde estudamos quanto as outras, onde lecionamos. O livro que faz amar os livros mesmo que você não goste de ler! é um modo eficaz de levar a sério um desafio complexo. Por quê? Porque temas difíceis são mais bem encarados quando introduzidos com a máxima leveza possível. É o caso aqui:

 

“Um livro hiperengraçado, que traz cinquenta razões para se devorar o máximo de livros durante a vida toda, sem engordar. Ao mesmo tempo, os leitores encontrarão um livro que os matará de rir, que descreve em imagens e em sentido próprio tudo o que os livros podem fazer em uma vida toda: como se enriquecer em contato com temas apaixonantes? Como se identificar com um herói sem perder o pé da realidade? Como nunca se sentir só, mesmo calado, lendo?… Todos os prazeres ilustrados com desenhos que fazem gargalhar. Até os mais resistentes à leitura se deixarão levar pelas ilustrações e pelo texto irônico e bem-humorado da autora”.

 

E nos diz Camila Mabeloop, à época estudante de jornalismo, em sua resenha:

 

1.png

 

“Ultimamente tenho dado chances aos livros ilustrados e engraçadinhos. Afinal é sempre bom relaxar um pouco com esses livros mais divertidos. O livro que faz amar os livros é um livro com ilustrações descontraídas e supercriativas pra te mostrar como é bom ler. Ora ele se aproxima de quem já tem o hábito da leitura e te faz rir e se identificar com as situações que você provavelmente já passou e em outros momentos ele atinge justamente o público que ainda não é apaixonado por esse universo tão maravilhoso.

 

2.png

 

A cada página com esses desenhos simplórios e ao mesmo tempo supercativantes, você tem vontade de ler a próxima, até terminar - o que não leva mais de uma horinha. A autora te conquista do começo ao fim fazendo um trabalho muito legal. Sabe aquele domingo que sempre bate um tédio? Tire o livro da estante e divirta-se. Recomendo o livro pra todas as idades e todo tipo de leitor, até mesmo se você não for leitor assíduo. Se você está procurando um livro pra dar de presente, acho que um livro nesse estilo não tem erro.

 

3.png

 

É possível amar os livros sem ser um rato de biblioteca chato. Especialmente quando Françoize Boucher expõe cinquenta razões delirantes para se amar a leitura, sejam elas verdadeiras ou falsas. Tudo vale para levar a refletir sobre a necessidade inapelável de amar os livros. Sem esquecer Marco Página, o indispensável marca-página que acompanha o livro”.

 

4.png

 

Esse é um livro hiperengraçado, que traz uma tonelada de razões para se devorar o máximo de livros durante a vida toda, sem engordar. Ao mesmo tempo, os leitores encontrarão um livro que os matará de rir, que descreve em imagens e em sentido próprio tudo o que os livros podem fazer em uma vida toda: como se enriquecer em contato com temas apaixonantes? Como se identificar com um herói sem perder o pé da realidade? Como nunca se sentir só, mesmo calado, lendo?… Todos os prazeres ilustrados com desenhos que fazem gargalhar. Até os mais resistentes à leitura se deixarão levar pelas ilustrações e pelo texto irônico e bem-humorado da autora” [http://www.desejoadolescente.com/2014/12/dica-de-leitura-o-livro-que-faz-amar-os.html, acesso: 3Ago2017].

 

5.png

 

E aí? Vai deixar passar em branco um livro que pode ser tão despretensiosamente decisivo quanto esse?

 


 

o-livro-que-faz-voce-amar-os-livros.png