Como definir o tema do TCC

 

 

Chegou o momento tão esperado por todos e temido por muitos: escrever o trabalho de conclusão de curso. O problema enfrentado por muitos é a indecisão na escolha do tema sobre o qual escrever. Está pass ando por esse momento? Então abriu o artigo certo. Listamos abaixo 5 dicas para ajudar você na definição do tema para a escrita do seu TCC. 

 

 

Realize um levantamento de temas

 

Se você ainda está com muita dúvida sobre sua área de estudos para o TCC, a primeira dica é pesquisar. Faça uma seleção de assuntos que mais lhe interessam e um pequeno levantamento sobre cada um deles. Além da oportunidade de descobrir coisas novas, você ainda vai conseguir identificar qual dos temas levantados lhe provoca mais entusiasmo e curiosidade.

 

 

Tenha afinidade com o tema

 

Após identificar o melhor tema, avalie se esse assunto, além de lhe causar entusiasmo e curiosidade, também tem afinidade com você e sua área de interesse profissional. Elaborar, escrever e concluir bem um TCC demanda tempo e um trabalho de pesquisa e escrita bem feito. Por isso, se faltar afinidade com o tema escolhido, você se exporá ao risco de não conseguir chegar a um bom desenvolvimento.

 

 

Relacione o tema com sua área de estudo

 

Para alguns, pode até parecer uma dica um tanto quanto óbvia, porém muitos estudantes têm dificuldade para entender que nem todo assunto cabe em sua realidade. Para que a pesquisa do TCC seja bem-sucedida, é preciso que o tema escolhido por você tenha relação com a sua área de estudos.

 

 

Pense na bibliografia

 

É preciso entender que o TCC é a compilação de vários estudos feitos por especialistas na área, ou seja, você só poderá produzir um bom trabalho se conseguir lidar com boas referências sobre o tema escolhido. Dessa forma, é muito importante avaliar as possibilidades de referências biográficas do assunto. Procure livros, artigos, documentos de qualidade para que sua monografia tenha um conteúdo rico.

 

 

Avalie o tempo de escrita do TCC

 

Todo trabalho tem sua durabilidade e data de entrega. Ou seja, é imprescindível que o tema escolhido para o seu TCC possa ser desenvolvido dentro do prazo. O campo de pesquisa deve ser acessível e condizente com o seu tempo disponível. Lembre-se de que, além das pesquisas, fichamentos, avaliações e adequações, ainda é preciso estruturar o trabalho dentro das normas da ABNT e fazer a revisão, o que também leva tempo.

 

 

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a definir um bom tema para seu TCC. Depois de escolher, dedique-se e faça um bom trabalho para fechar sua graduação com chave de ouro e seguir adiante com segurança e esperança. Boa pesquisa. Bons estudos!

 

Gostou do artigo? Se sim, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de muitas outras dicas legais.

 

  

Home Page  | Facebook  | Instagram  | Twitter 
WhatsApp (11) 5061.9262 / (11) 9 8763.3590