capa-blog-dia-09-06

 

São Paulo, Belo Horizonte, Alfenas, 8 de junho de 2020

 

Prezadas Autoras, prezados Autores,

 

A Coleção Linguística para o Ensino Superior tem se caracterizado como uma construção coletiva e plural em todos os sentidos: conteúdos disciplinares, visões teóricas, pensamentos linguísticos variados, participação de autores de diferente origem nacional, regional e geracional, e totalmente livre de preconceitos, sejam eles ligados a posições de prestígio acadêmico, sejam ligados a gênero, etnia ou a qualquer outra característica individual dos autores.

Alcançar isso com a parceria de vocês tem sido uma alegria e uma honra para os idealizadores da coleção e, claro, para a Parábola Editorial. E essa alegria é, também, o mote contínuo de nossas esperanças em continuar essa construção e em persistir no trabalho de formação de nossos estudantes.

Hoje, vivemos um triste interstício histórico: há uma grave crise sanitária mundial e uma não menos grave crise político-econômica no Brasil. São tempos difíceis, árduos e deprimentes. Mas sabemos que esses tempos passarão. Como diziam nossos avós e nossos pais, “não há mal que sempre dure nem tempestade que não seja seguida pela bonança”.  

São tempos difíceis sim — nós o sabemos — mas, nem nossa Coleção, nem a Parábola Editorial sucumbirão a eles. Nossa energia e nossas esperanças se renovam diariamente. Elas estão repletas da convicção de que estamos oferecendo o melhor que podemos aos estudantes que nos substituirão nas pesquisas e no ensino da área a que nos dedicamos. Este país precisa muito de nós hoje, mas precisará de quem assuma de forma competente nossos lugares no amanhã. A certeza de estar construindo um grupo futuro de competentes pesquisadores e docentes tem o poder de arejar nossa mente e desanuviar nossos olhos, muitas vezes entristecidos pelas nuvens que hoje ainda nos cercam.

Por isso, a Parábola e os editores da Coleção Linguística para o Ensino Superior escrevemos a todos vocês, agradecendo sua parceria até aqui, agradecendo pelo que já conseguimos construir juntos — e foi tudo muito bom! — e reforçando nossos ideais de levar adiante essa construção, dando continuidade aos livros que estão em elaboração e convidando novos autores para preencher os temas ainda faltantes, sempre de forma plural, lúcida e responsável para com o Brasil e sua juventude.

Logo, a economia voltará a girar, as gráficas retomarão seus serviços, os transportes se normalizarão, as livrarias reabrirão as portas, os eventos científicos, hoje realizados de forma virtual, retomarão sua modalidade presencial e, aí, vamos nos reencontrar e nos reabraçar. Então, nossos livros voltarão a circular com toda a força que tem a nossa Coleção, uma força que emana de seus autores, uma força que emana das nossas esperanças e das nossas certezas! Então, olharemos para trás e teremos histórias incríveis para contar a nossos filhos e netos, assim como as têm aqueles que viveram os tempos difíceis do passado, histórias nem sempre felizes ao final, mas sempre repletas da sabedoria que só as vivências constroem. E, ainda, teremos a satisfação de ter tido forças e sobriedade para dar continuidade a um legado científico ímpar na construção da Linguística brasileira. Vamos juntos: é logo ali na frente! É só por um poucochinho de tempo mais. 

 

Saudações fraternas e saudosas a todos vocês!

Marcos Marcionilo

Tommaso Raso

Ferrarezi Jr.