Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

Carlos Alberto Faraco: O Instituto Internacional da Língua Portuguesa

Carlos Alberto Faraco: O Instituto Internacional da Língua Portuguesa

Entrevista dada pelo Prof. Carlos Alberto Faraco para a Folha de S. Paulo
14/07/2014

O português é uma língua em franca expansão no cenário internacional: vem crescendo o número de seus falantes como primeira e segunda língua e como língua estrangeira.

Mas não podemos dormir no ponto. A conjuntura favorável exige políticas articuladas e investimentos consistentes na promoção da nossa língua.

O Brasil não está ausente dessa promoção. Temos um bom exame de proficiência –a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)– e o Itamaraty mantém no exterior uma rede de centros de estudos e de leitorados universitários. Não temos tido, porém, condições de atender à crescente demanda. Nos falta um orçamento melhor.

Para continuar a conquistar espaço, o português precisa também de iniciativas conjuntas dos países que o tem como língua oficial. O instrumento para essas ações multilaterais é o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), órgão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Criado em 1989 na primeira reunião dos chefes de Estado dos países que adotam o português como língua oficial, o IILP é o fórum para a gestão de todos os aspectos da língua.

Em 2010 e 2013, a CPLP realizou conferências internacionais sobre o futuro do idioma. Delas emergiram dois planos de ação que orientam a sua promoção multilateral, estimulando seu ensino, sua presença nos organismos internacionais, na internet e nas atividades científicas, além de difundir a produção criativa em português.

CURSOS DE LINGUÍSTICA ONLINE GRATUITOS
Os leitores da Parábola Editorial [Confirmações e ...
 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Quinta, 18 Abril 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search