Blog da Parábola Editorial

Blog da Parábola Editorial

7 dicas imbatíveis para incentivar o hábito de leitura entre os jovens e adolescentes

7 dicas imbatíveis para incentivar o hábito de leitura entre os jovens e adolescentes

Como despertar em jovens e adolescentes o interesse pela leitura de livros neste mundo que gira em torno da tecnologia?

 

Boa comunicação, facilidade no aprendizado, ótima escrita e um desempenho superior nas matérias da escola são alguns dos benefícios que os jovens e adolescentes que têm o hábito de ler podem desenvolver.

 

A Parábola Editorial separou sete dicas para incentivar o embarque no universo da leitura:

 

1. Leitura por prazer e não por obrigação

A leitura é algo prazeroso, tratá-la como uma obrigação pode afastar e prejudicar tanto a vontade como o hábito de ler dos jovens e adolescentes. "A obrigatoriedade rouba dos alunos o interesse da descoberta. Escolher um livro para ler faz parte de um processo de encantamento com a obra", diz Irene Maluf, especialista em psicopedagogia pela PUC de São Paulo.

 

2. O poder da escolha

É muito importante deixar que o adolescente encontre sua identidade literária. Identificar-se com determinados temas ou autores pode estimular ainda mais o hábito de leitura.

 

3. Não se impor é uma boa estratégia

É preciso respeitar as preferências juvenis e não censurar ou impor seu gosto pessoal aos novos leitores. "É a partir do reconhecimento do que dá prazer aos mais jovens que os pais poderão atuar para ampliar o repertório dos filhos", diz Simone André do Instituto Ayrton Senna.

 

4. Nem só de literatura vive um bom leitor

Muitas vezes a paixão pela leitura não acontece por meio dos livros literários, e, sim, de gibis, revistas, livros ilustrados e outros formatos escritos. É importante que todas essas fontes façam parte do universo de leitores jovens e adolescentes, auxiliando-os a criar o gosto e o hábito de leitura.

 

5. Seja você um leitor, dê o exemplo

Sair de sua “zona de conforto” e ler sobre temas e obras de autores que interessem ao adolescente são peças fundamentais para incentivá-lo a ler. Converse com ele sobre livros que você leu, incentive-o a criar ou entrar em clubes do livro, seja pessoalmente ou via redes sociais, e mostre que ler é uma forma de lazer.

 

6. Desperte a curiosidade, jovens são curiosos

Oferecer o maior número de gêneros, formatos e autores é um modo de fomentar a curiosidade e o gosto pela leitura. Apresente aos jovens e adolescentes diferentes histórias, tomando por base livros que eles leram e gostaram, e converse com eles também sobre livros com temáticas diferentes que despertem o interesse e a curiosidade.

 

7. Livros sempre à mão

Os livros são parte da rotina e da vida de um bom leitor. É importante oferecer ao jovem um espaço de fácil acesso aos livros, onde ele possa ler qualquer material pelo qual se interesse, seja uma biblioteca, centros culturais, livrarias, uma estante em casa, um armário, uma escrivaninha… O importante é ter os livros sempre à mão.

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede" – Carlos Drummond de Andrade

 

Esperamos que este post ajude a estimular a sede da juventude a fora.

 

Ficou alguma dúvida? Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.!

 

Thais Marcondes
Via Parábola Editorial

 

Fontes:
Uol Mulher
Educar para Crescer

Linguística revista: novos autores que são promess...
te

Posts Relacionados

 

Comentários

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Login Aqui
Visitantes
Sexta, 19 Abril 2024
logo_rodape.png
Blog da Parábola Editorial
Todos os Direitos Reservados

Entre em contato

RUA DR. MÁRIO VICENTE, 394 IPIRANGA | 04270-000 | SÃO PAULO, SP
PABX: [11] 5061-9262 | 5061-8075
Sistemas Web em São Paulo

Search